terça-feira, 17 de maio de 2011

Caixa Econômica Federal

 Nosso grupo é formado por: Bruno Oba, Henrique Pizzol, Guilherme Kenji, Paulo César, Seilong Xu e Thiago Lago. Visitamos a Caixa Econômica Federal, pois trata-se de uma empresa do setor público, tema escolhido pelos integrantes.
Visita a CEF
História:

Criada em 1861, é o principal agente de políticas públicas do governo federal. Totalmente pública é uma organização que atende não só os clientes bancários, mas também todos trabalhadores formais do Brasil por meio do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), do Programa de Integração Social(PIS), do Seguro-Desemprego, além de usuários das unidades lotéricas. Prioriza os setores de habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços, além de exercer papel primordial na promoção do desenvolvimento urbano e da justiça social.


  Em 12 de janeiro de 1861, foi dado o primeiro passo, quando Dom Pedro II assinou o Decreto n° 2.723, que fundou a Caixa Econômica da Corte.
Histórico dos Logotipos da CEF

 Logo em 1931, a Caixa inaugurou operações de empréstimo por consignação para pessoas físicas. 
 A primeira hipoteca para a aquisição de imóveis da CAIXA do Rio de Janeiro é assinada no dia 1º de junho de 1931. 55 anos mais tarde, incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH) e assumiu definitivamente a condição de maior agente nacional de financiamento da casa própria e de importante financiadora do desenvolvimento urbano, especialmente do saneamento básico.
 Em 1990, iniciou ações para centralizar todas as contas vinculadas do FGTS, que, à época, eram administradas por mais de 70 instituições bancárias.
 Comemorando os 150 anos em 2011, a Caixa se orgulha de ser essencial quando: escravos puderam guardar seu dinheiro para comprar a liberdade, a República chegou, os trabalhadores conquistaram seus direitos e quando os cidadãos lutaram pela democracia.


Principais produtos e serviços:


A CAIXA hoje em dia, é o maior banco público da América Latina, os seus produtos e serviços estão focados nas grandes operações comercias(como depósitos, contas correntes, poupança,etc.) porém não perdendo seu lado social, uma vez que é centralizadora de operações como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social (PIS) e Habitação popular (Programa de Arrendamento Residencial - PAR, Carta de Crédito, FGTS, entre outros). É agente pagador também do Bolsa Família, programa de complementação de renda do Governo Federal e do Seguro-desemprego.

Atua ainda no financiamento de obras públicas, principalmente voltadas para o saneamento básico, destinando recursos a estados e municípios. Também faz a intermediação de verbas do Governo federal destinadas ao setor público.



A CEF também é o órgão responsável pelas operações dos jogos lotéricos no Brasil desde 1961, através da divisão de loterias. A seguir algumas modalidades de jogos



A CAIXA também atua na área cultural, através do CAIXA CULTURA, que visa apoiar o desenvolvimento da cultura brasileira atuando em uma política de patrocínios.


Os poupançudos da CAIXA (programa de caderneta de poupança)
Organograma:
 A Caixa Econômica Federal dispõe de uma estrutura orgânica. A seguir o organograma da empresa 




Presidência: convocar e presidir as reuniões da Diretoria e determinar o cumprimento de suas deliberações; e exercer os poderes de direção executiva da CEF


Vice-Presidentes:  de Planejamento e controle (planejamento integrado da Empresa , controlar e coordenar operações financeiras e negócios) ; de Operações ( administrar a captação e aplicação de recursos,os planos, fundos e programas geridos pela CEF) e o de Admnistração (administrar os recursos humanos, materiais e de sistemas da CEF)

Diretoria :  Compete à Diretoria o exercício das atribuições deliberativas concernentes às finalidades da CEF, por exemplo propostas de aumento de capital, aprovar a fixação das taxas operacionais, etc.
Conselho Fiscal:  Compete ao Conselho Fiscal examinar os balancetes, os balanços e a prestação anual de contas da empresa, etc.)                                                              
Missão:

A CEF tem como missão atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país, já como instiuição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica no desenvolvimento do Brasil.


Visão:
 A Caixa busca alcançar visibilidade mundial, através de uma imagem consolidada de um banco público integrado, eficiente, rentável, ágil, com uma constante capacidade de renovação; e consolidará sua posição como o banco da maior parte das pessoas brasileiras.
                                                                           


Valores:

Possui valores como: sustentabilidade econômica, financeira e socioambiental; valorização do ser humano; transparência e ética com o cliente; reconhecimento e valorização das pessoas que a integram; eficiência e inovação nos serviços, produtos e processos.


Objetivo Organizacional:

Tem como objetivo colaborar com o crescimento do país, por isso é aliada do poder público e ajuda a solucionar os problemas, para que haja uma melhor gestão financeira e para a implantação de projetos de infraestrutura.


Benefícios concedidos pela empresa:                                   
Os benefícios concedidos pelo governo são repassados aos trabalhadores através da Caixa, já os trabalhistas são concedidos por mérito, ou seja, o trabalhador precisa estar em dia com seus impostos, ter tempo mínimo de contribuição e muitos outros dados. Os benefícios da Caixa são confundidos normalmente com os da Previdência Social, como aposentadoria ou auxilio doença, entre os benefícios podemos citar os financiamentos disponíveis, principalmente o financiamento imobiliário. Com o Programa Minha Casa Minha Vida, a Caixa Federal já realizou o sonho de milhares de brasileiros, o sonho da casa própria.


Programa Minha Casa Minha Vida
 Também faz investimentos no esporte brasileiro, patrocina a CBAt(Confederação Brasileira de Atletismo), CPB(Comitê Paraolímpico Brasileiro),CBG( Confederação Brasileira de Ginástica), entre outras, incentivando a inclusão social, a educação e a descoberta de novos talentos. Na questão do benefício cultural, a CEF orgulha-se em apoiar a produção dos artistas, proporcionando à sociedade o acesso às manifestações da cultura nacional, além de estimular, também, o intercâmbio cultural e a troca de experiências, patrocinando eventos de outros países.

Para os funcionários existem benefícios como programa de incentivo para conclusão de nível superior, pós-graduação e idiomas para quem tem interesse em aperfeiçoar seus conhecimentos, no qual a CAIXA custeia parte das despesas.Há também cursos internos referentes aos assuntos bancários e econômicos.

Os funcionários podem contar com uma equipe de apoio com nutricionistas e médicos para tratamentos mais específicos, tais como: abandono de tabagismo e mudança de hábitos alimentares, para melhor qualidade de vida.



Relacionamento com os stakeholders/supply chain da empresa:

Dialoga com vários atores/stakeholders:
-Governo: A Caixa é a maior executora das políticas públicas do governo, mediante a administração e operação dos diversos programas delegados.
-Sociedade e clientes: Mantém um relacionamento estreito com a sociedade brasileira, gerindo
seus negócios de forma que os resultados se revertam em benefícios para a coletividade, por meio da disponibilidade de serviços e produtos e da execução de programas do governo, promovendo aproximações geográficas e sociais e o desenvolvimento nacional.
-Empregados do quadro permanente: São recrutados e selecionados em concurso público e convocados por ordem de classificação para prover cargo no nível da carreira administrativa ou profissional.




-Estagiários: O estagiário de nível médio atua em agências ou em postos de serviço e o de nível superior, a partir do 5º semestre, em unidades administrativas da Caixa.


-Correspondente bancário: É considerada correspondente bancário toda empresa contratada por bancos
múltiplos com carteira comercial, bancos comerciais ou pela Caixa Econômica Federal para prestar serviços à comunidade em seu nome, com critérios por ela estabelecidos. Podem funcionar como correspondentes bancário da Caixa, empresas do comércio varejista como mercados, supermercados, posto de gasolina
-Banco Central do Brasil:
Como instituição financeira, a CAIXA é fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

Tomada de decisão: Centralização x Descentralização:


 Dispõe de uma política corporativa que visa o gerenciamento de riscos, estabelecendo princípios, diretrizes, procedimentos  e responsabilidades norteadores da gestão de riscos, em conformidade ao plano estratégico, à regulação interna e externa e às boas práticas de governança corporativa. Essa política permite à alta administração identificar o comprometimento do capital para fazer frente aos riscos inerentes aos produtos, serviços e operações, avaliar os impactos sobre os resultados e decidir prontamente sobre limites de exposição aceitos.


Processo produtivo da empresa:

Assim como os demais bancos, a Caixa se adaptou a nova demanda de mercado, tendo que facilitar o seu acesso a todas as pessoas, assim, o seu processo passou a ter uma maior tecnologia empregada, com novos softwares;  muitas dessas tecnologias empregadas são uma prestação de serviços. 
 A internet é uma ferramenta muito importante no processo produtivo, já que as pessoas conseguem ver sua conta corrente, suas aplicações e seu benefícios , como o FGTS, essa é a famosa ferramenta denominada de internet banking.
 No que diz repeito ao lado físico do processo, temos os bancos eletrônicos e os atendimentos pessoais na CAIXA, em que se empregam alta tecnologia de softwares de uma terceira empresa, usam um grande banco de dados com alta complexidade, devido a enorme quantidade de pessoas que a CAIXA atende as variadas funções praticadas. 
 O importante é, racionalizar custos, cortar pessoal, investir em treinamento de funcionários buscando, desta forma, mais qualidade e produtividade. É assim que as empresas conseguem envolver o trabalhador nos seus ideais e objetivos.
 Este novo mercado competitivo obrigou o setor bancário a adotar novos ritmos de produção e organização do trabalho.




Quais os princípios da teoria clássica efetivamente utilizados na empresa?


 Ao estudarmos a forma como a empresa trabalha, conseguimos perceber alguns princípios da teoria clássica, tais como, o selecionamento da melhor pessoa ou o mais capacitado para ocupar o cargo, uma vez que para ingressar na empressa precisa passar por um concurso público altamente concorrido; após a seleção das pessoas  e
elas passam por um treinamento para que possam assimilar a melhor forma de trabalho que a empresa exige, fazendo com que ele seja eficiente, há a administração funcional, ou seja, a subdivisão das tarefas é feita dentro da empresa, 
facilitando o atingimento da eficiencia organizacional e, como consequência a especialização da mão-de-obra;  percebe-se também que há uma unidade de comando, em que as decisões partes do governo e na alta administração, gerenciando os riscos, estabelecendo princípios e procedimentos,porém existe (de acordo com o estatutoda CEF,item 3 do artigo número 5)uma descentralização dos serviços,  ; há também a ocorrência do princípio abordado por Fayol que é o da iniciativa, na CAIXA existem vários mecanismos relacionados a isso, como o cuidado da sáude dos empregados, com o ambiente de trabalho, e iniciativas extra-profissionais ligada as vontades particulares; dos pricípios burocráticos percebemos o da racionalidade (funcionários selecionados por meio de concurso público), a divisão do trabalho, existência de muitas regras e padrões e a registrabilidade das ações, isso devido a enorme complexibilidade da empresa, para facilitar o controle e a coordenação das atividades.

   Qual a relação entre empresa-funcionário X motivação da Escola Humanas?


 A CAIXA está inserida no atual princípio de equidade de gênero e,preocupada com a sustentabilidade do planeta a longo prazo.
 Os funcionários são promovidos através de processos seletivos internos, onde são valorizadas as qualidades e resultados indiviudais, levando em conta também sua formação, tempo de serviço, além de provas temáticas e entrevistas pessoais, sendo premiados constantemente pelos bons resultados obtidos.
 Há também campeonatos esportivos para integração de funcionários e familiares. Os funcionários podem contar com uma equipe de apoio com nutricionistas e médicos para tratamentos mais específicos, tais como: abandono de tabagismo e mudança de hábitos alimentares, para melhor qualidade de vida.
Quanto a sustentabilidade promove ações de conscientização para o uso adequado dos materiais, visando a economia, reciclagem e evitando desperdício dos mesmos.
  

Como vocês identificam o tipo de abordagem da empresa: teoria burocrática ou teoria estruturalista? Explicar

 Percebemos que a empresa se enquadra mais na teoria burocrática, pois a CAIXA é um banco/empresa muito grande, e os mecanismos para que se tenha um controle bom e uma coordenação adequada das atividades. Há um certo grau de formalização, uma grande divisão das tarefas e está estipulado corretamente as atividades, elas ja estão padronizadas para que se tenha uma melhor eficiência no trabalho e uma certa agilidade nos processos, o que também diminui gastos com coordenação.